sábado, 10 de maio de 2008

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL APREENDE
210 CAMINHÕES DE MADEIRA
07/05/2008
R E S U M O

Como podemos falar de Responsabilidade Sócio-Ambiental, quando pessoas a quem confiamos, que deveriam fiscalizar, adotando ações contrárias a esta grande devastação que vem sendo feita, simplesmente apóiam atitudes de total desrespeito ao meio ambiente; conforme o ocorrido no último dia 05/05/08 em Mato Grosso.
O Ministério Público Federal apreendeu 4.666,123 m³ de madeiras em toras – equivalentes a aproximadamente 210 caminhões!
Ainda segundo o Ministério Público, absurdos como esse acontecem porque existem várias falhas no sistema de controle e fiscalização da SEMA (Secretária de Meio Ambiente); a mesma adota um sistema de tolerância para movimentação dos créditos, incompatível com a legislação vigente, não há padronização e uniformidade nas ações das equipes de fiscalização e o quadro de técnicos de fiscalização é muito aquém da demanda do Estado.
Durante uma operação da Polícia Federal, 30 servidores públicos, federais e estatuais, foram presos acusados de facilitarem o transporte de madeira ilegal, desde a extração da madeira até a comercialização do produto e expedirem certificados fraudulentos de identificação de madeira.
É dura e triste a nossa realidade, pois se por um lado lutamos para que haja uma conscientização para a preservação do meio-ambiente, por outro somos surpreendidos pela falta de escrúpulo de pessoas que se permitem serem compradas e corrompidas.Nosso futuro pede socorro !!! E somente se houver responsabilidade é que o contemplaremos com prazer um futuro melhor para nossos filhos e netos.
ANÁLISE CRÍTICA

Em síntese, realmente estamos perdidos com essa fiscalização da SEMA (assim como também de tantos outros órgãos envolvidos), desse jeito não conseguiremos deter o desmatamento ilegal. O autor desta matéria, Edilson Almeida relatou imparcialmente dados importantíssimos, pois se juntássemos todas essas árvores e as devolvêssemos para nossa matas, não estaríamos hoje correndo o risco de nos sufocarmos com todo esse destempero em nosso meio ambiente. Matérias iguais a esta, encontra-se sempre em nossas manchetes, só que sempre nesse tom contemplativo, quando será que conseguiremos um apoio mais efetivo a essa causa,? Será que quando houver outro Chico Mendes? Não devemos negar, que esta foi sem dúvida alguma, uma operação de sucesso, mas temos que nos antecipar a esses acontecimentos, se continuarmos nesse passo não teremos matas em futuro próximo. A necessidade de uma atuação mais eficaz de nossa fiscalização é urgente !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Critica:
Faço parte desse Blog e com orgulho falo que ele está muito bom, temos tentado colocar assuntos que se completam e os temas Plantio de Mudas e Operação da policia federal, mostra a urgência de medidas preventivas contra o desmatamento. O assunto é preocupação mundial. Os governos e diversas ONGs têm atuado no sentido e criar legislações mais rígidas e uma fiscalização mais atuante para combater o crime ecológico, mais a responsabilidade é de todos e vamos trabalhar em prol dessa bandeira.
A matéria sobre o lixo também é outra preocupação mundial. O futuro do nosso planeta está em nossas mãos, à ação do homem mais do nunca determinará nossa sobrevivência. Um dos maiores obstáculos ao crescimento tecnológico, que atualmente tem sido pauta em diversas comunidades no mundo todo - não só entre os ambientalistas, como de costume, é reduzir a agressão ao meio ambiente e aos seres humanos. Por conta disso, tem-se criado leis e procedimentos para lidar com a tecnologia e seus resíduos (principalmente), além de pesquisas para se tentar reduzir aos máximos esses impactos.
Neste site do Banco do Brasil ( http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/rsa/index.jsp ) temos muita coisa sobre este assunto e esta definição sobre Responsabilidade Socioambiental eu achei muito boa.

“A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso de empresas que atuam na vanguarda, atendendo à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal modo que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais decorrentes da atuação administrativa e negocial da empresa”.